segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As diferenças.



Quanto mais vivo e aprendo, mais me convenço que cada ser se torna singular pela soma de suas experiências, e que disso desabrocha a percepção sobre cada situação.

Disso chego à seguinte conclusão: se as pessoas são singulares e suas opiniões são fruto de sua percepção que também é singular, não podemos julgar o outro por nossos parâmetros. Sejam sinceros e pensemos: por que as brigas ocorrem? Porque o outro não agiu como você queria, não ligou na hora combinada, não falou o que você queria ouvir, não fez aquilo da forma que você queria porque “sim ficou subentendido que era pra ser assim”. Ai no auge da discussão um fala, mas EU não agiria assim!

E é desse pensamento que decorrem todos os problemas de relacionamento, sejam entre amigos, pais, namorados ou entre cônjuges.. Não entendemos as diferenças de cada um. Não entendemos que pensamos de forma diferente, e é algo tão simples! Como nós, seres inteligentes não sabemos disso? Aprendi com meu avô que é na simplicidade que se encontra a verdadeira sabedoria da vida!

Ufa, desculpem-me meu excesso de raiva, é que muitas vezes esqueço que as pessoas estão tão acostumadas com acessórios desnecessários que a simplicidade é algo raro nos dias de hoje, desculpem-me mais uma vez por ser tão esquecida.

Mas acredito que quando olharmos para o outro ( quem é o outro? Qualquer pessoa que esteja falando com você naquele momento) e entendermos que ele é diferente e por isso não podemos julgá-lo por nossa cabeça perguntaremos mais e tiraremos menos conclusões precipitadas, além disso, seremos capazes de entender a opinião do outro e assim respeitá-lo, afinal, não podemos achar que todos comunguem de nossos pensamentos, seria no mínimo muita pretensão.

Com o entendimento o respeito é natural e a felicidade uma conseqüência inata.

Estava com saudades de escrever e fico feliz por você está aqui perdendo alguns minutos do seu tempo com o que o mundo insiste em dizer que não vale a pena.

Percebamos a vida e vamos viver as diferenças!

6 comentários:

Mayara disse...

eu não perdi minutos com teu texto^^
ganhei muito ao perceber que tem muita gente que ainda acredita e luta pra valer a pena as causas perdidas \o/
um dia a gente chega lá!
=D
e eu fico com saudades dos teus textos...tu nem escrevia mais há um tempão =P
Que saudade!
mega beijo!

Pablícia Duarte disse...

O texto tem mais indagações do que respostas, de fato a uma raiva aflorada nas palavras. =)

É difícil essa situação, pois parece que quando a outra pessoa não faz o que esperávamos, é como se fosse um erro, dela ou nosso, por isso a briga e jogadas de culpas.
Até entendermos que nada disso se cabe que o rumo é outro, é de conhecimento contínuo.. Pois muitas vezes em que você simplesmente abre espaço para conhecer uma pessoa e esperar dela o que Ela faria, você se surpreende.. e ainda pensa " pensava que te conhecia". Nós SEMPRE vamos esperar por algo, que corre serio risco de mudar, até nós mesmo, afinal " Me descubro um pouco mais a CADA DIA, MINHAS ÂNSIAS E DESEJOS, ISSO É FUNDAMENTAL PARA DIZER QUEM EU SOU, PORQUE AS VEZES EU MESMA ME SURPREENDO.."

Laiane Moreira disse...

UIII...

Mayara disse...

Quero uma postagem internacional!!!
sahuahuasusa
=D
SAUDADE

VN. disse...

Não tenho palavras pra elogiar esse texto, mais com certeza tem um valor para mim essas palavras que vc escreveu, tudo o q penso está aí!!!

Mayra Rakel. disse...

V.N ????