segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Se o mundo fosse acabar, me diz.. o que você faria?


“Meu amor, o que você faria se só ti restasse esse dia. Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria?” Paulinho Moska.

Inevitável ouvir essa música e não refletir, por mais que já tenha chegado a uma resposta, fico a pensar... por que esperamos tanto e fazemos nada?

Porque se tem concepções, vontades, sonhos e na realidade não se faz nada para buscar o que se quer? E quando encontramos o que queremos e dizemos não. Por que fazemos isso? Será mais fácil viver na ilusão?

Uma vez, assistindo a um certo filme na sessão da tarde (confesso, não lembro o nome) o pai ensina o filho: Muitas vezes perdemos quem gostamos por não dizer o que queríamos, e aquele pequeno espaço vai enchendo de coisas que não foram ditas e um dia esse fardo fica insuportável de levar e acaba por não termos falado os verdadeiros pensamentos e sentimentos.

E você tem dito o que quer dizer ou está enchendo seu pequeno espaço com coisas que não foram ditas?

Se o mundo fosse acabar, não tinha nada engasgado na tua garganta ou entupindo tuas veias?

Se chegou a conclusão que sim. Fizestes a opção em algum momento na tua vida por seguir o caminho mais fácil, falta de coragem? Covardia mesmo!

Preferir...
...a comodidade de não sentir pelo risco da decepção ou... do amor avassalador.
...a certeza do controle pelo não controlar o bater descompassado do coração.
...mil beijos vazios por aquele que adoça teus lábios.

Aprendi que o mundo é feito de escolhas, aprendi também que se não temos maturidade para valorizar enquanto temos o que sempre sonhamos por achar que não pode ser, quando acordamos... já é tarde demais.

Prefiro e sempre vou preferir a tentativa do que a comodidade do simples pensar no que poderia ser, prefiro a certeza ou a desilusão de um não que a dúvida de um talvez. E assim, caminho olhando para a frente porque o que ficou para trás assim ficou porque optei por isso, ou optaram por isso. Nos dois casos, ficou para trás.

A felicidade também é uma opção.

Estais fazendo as melhores opções?

6 comentários:

Anônimo disse...

E se o passado cortar teu caminho de novo? Se quem ti disse não, se arrepender e querer voltar? Ficou pra trás? Não ti entendo, em tuas comunidades tem uma "nunca é tarde".

Passado, passou, acabou? Não imagino uma administradora gabaritada como vc com uma visão tão inflexível.

Ou será que vc quer ser assim e na verdade não é nada disso?

Anônimo disse...

Respondendo as perguntas: sim, já tive momentos como esse de que se acabasse o dia ,o que eu arrependiria ou gritaria se tivesse algo entalado.
Mas já aprendi essa fase e vivo hoje de forma clara e simples. Faço minhas escolhas que convém para meu bem-estar e minha felicidade, afinal nessa parte, cada faz por sim e decide por si

" Cada ser em si carrega o dom se ser capaz
De ser feliz".

Quanto a nossas escolhas, sempre temos a escolha de recomeçar!

"Felicidade depende basicamente de duas coisas: sorte e escolhas bem feitas. (..)A gente é a soma das nossas decisões, todo mundo sabe. Tem gente que é infeliz porque tem um câncer. E outros são infelizes porque cultivam uma preguiça existencial. Os que têm câncer não têm sorte. Mas os outros, sim, têm a sorte de optar. E estes só continuam infelizes se assim escolherem." Martha Medeiros.

Não escolho caminho mais facil, mas na minha escolha não coloco dificulades, ela por si só ja tem suas consequencias! Ao contrario de muitos, que complicam demais.

Digo sim o que quero dizer, mesmo que as vezes seja em silêncio.

Discordo quanto ao que dizestes que " optaram por isso" , consentir tambem é uma escolha!

" você faz as suas escolhas e suas escolhas fazem você"

Loigco, que as escolhas tem suas desvantagens e é preciso ter preparo para elas. Decidir não fazer ,por qualquer coisa que você supõe que te prenda ou não te permite, lembre-se, isto também é escolha sua, e se não te faz feliz inicialmente tal decisão, se esforce para ser feliz durante e até finalmente.

Pablicia Duarte

Laiane Moreira disse...

Bom o que falar depois de um belo texto (o seu) e um belo comentário de Pablicia... Começo então dando o meu ponto de vista sobre o assunto...a felicidade...ah a felicidade como diria Tom e Vinicius...Tristeza não tem fim
Felicidade sim...

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranqüila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor

A felicidade é uma coisa boa
E tão delicada também
Tem flores e amores
De todas as cores
Tem ninhos de passarinhos
Tudo de bom ela tem
E é por ela ser assim tão delicada
Que eu trato dela sempre muito bem

Faz um ano que sempre escuto isso somos interamente responsaveis por nossas escolhas, ou algo parecido com isso... eh somos responsaveis!

escolhas, escolhas...a pior é não toma-la. mas quem é perfeito para não errar...a busca da excelencia consiste em minimizar e transformar os erros e aprendizado.

beijos minha cara blogueira preferida.

Mayra Rakel. disse...

Querido anônimo, aprendi que "o melhor futuro é esse hoje escuro" Zeca Baleiro.
Talvez pense.. ela fala tanto em escolhas e escolhas como pode dizer que o futuro é escuro?
Mas esse será um tema de alguma postagem, estou aqui para responder sobre o passado..

Se o passado voltar não vai ser um passado, vai ser um presente. Ou seja, não uma continuação, mas uma nova história.

Não costumo ficar relembrando o passado deve ser por isso que me desapego fácil, tudo é escolha. Mas não sou imprudente não posso determinar meu futuro, se aquele que um dia foi cruzar novamente meu caminho, só o futuro pode dizer. Sobre o passado posso atestar, mas o futuro? é incerto demais para os nossos planos meu querido.

Mayra Rakel. disse...

Pablícia, seus comentários são sempre gratificantes. Mas uma parte em especial me chamou a atenção: "consentir tbm é uma opção" Concordo e já pensei muito sobre isso e a conclusão:
Sempre deixo os que escolheram ir, irem. Sou seguidora do livre-arbítrio, acredito que as pessoas são livres para escolherem o que quiserem, eu fui só uma opção e me coloco como tal, não tento reverter o quadro. Uma coisa eu ti digo, aproveito ao máximo =p Mas depois que escolhem por ir.. perde um bocado da graça. Pode pensar, mas continua consrntindo, pode ser um mecanismo de defesa. Responderia.. não, só não gostei o suficiente para tentar continuar, pq quando se gosta de verdade tudo é diferente.
Enquanto isso, continuo olhando pra frente, se ele atravessar de novo ai eu olho de novo =)

Mayra Rakel. disse...

Miga minha, minha amiga transformar os erros em aprendizado, só poderia vir de vc isso. Clarooo, tire o melhor das melhores coisas e das piores.. tire o melhor tbm!

Mas isso não é fácil, falar sim, é fácil. Atestar de longe, mas pertinho.. a coisa muda. Feliz daquele que consegue aprender com o erro. Isso se chama evolução! Ou amadurecimento, como quiser.

O amadurecimento tem menos haver com os anos que se tem do que com as experiências que se vive.

Um xeeeerooo miga!